Compartilhe
Ir em baixo
Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/10/2017
Localização : Estado de Afrikanda
Ver perfil do usuáriohttps://estadodeafrikanda.jimdo.com/igreja-nacional-afrikander/

SERVIÇO LITÚRGICO FERIAL

em Ter Fev 06, 2018 7:53 pm
COMUNIDADE REFORMADA AFRIKANDER

PARÓQUIA CRISTO REI

MISSÃO PRINCIPADO DE MARYEN E ÍNDIAS OCIDENTAIS.

Presidente: Rev. Santiago Ezra Gedaliah.

Pregador: Rev.Belard

Presidente: +Em nome do Pai e do + Filho e do + Espírito Santo.
Congregação: Amém.

ORAÇÃO DO DIA

P- Senhor fiel e justo, que orientaste e acompanhaste e vocacionaste o teu povo em todos os tempos, concede-nos confiança na tua presença para que, movidos pela gratidão, sejamos pessoas que ofertam o seu tempo, os seus dons, os seus bens ao serviço do teu Reino. Porém, acima de tudo, permite-nos comprometimento com o teu Reino. Por Jesus Cristo, teu querido Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, de eternidade a eternidade.

C-Amém.

Leitura Bíblica: Dt. 18. 15-20

PREGAÇÃO

Rev. Belard

"Nosso Deus é fiel!
A pregação de hoje integra o discurso de Moisés no qual ele faz referência ao surgimento de um profeta semelhante a ele, ao qual Deus daria a sua mensagem e a quem todos deveriam ouvir. Neste sentido podemos dizer que Deus firma um compromisso com seu povo.
Faz isso pois, era comum naquela época, pessoas buscarem outros deuses oferecendo a eles inúmeros sacrifícios, ao invés de confiarem na vontade de Deus e buscarem orientação nele. É nesse contexto que se apresenta o texto em que aparece a promessa de envio de um profeta semelhante a Moisés. Através dele Deus manifestaria sua vontade soberana. Por intermédio dele o povo de Israel receberia orientação segura, sem necessitar de conselhos de outros adivinhadores do futuro, algo que vinha acontecendo com frequência.
Moisés, o líder do povo de Israel, anuncia a promessa de Deus de enviar um profeta. Conhecendo a angústia do povo e os seus pecados, o Pai sabe que eles próprios são incapazes de encontrar salvação. Por isso movido pela sua fidelidade, seu amor incondicional e sua misericórdia que não tem fim, ele posiciona-se ao lado do povo sofredor. Faz isso por meio dos seus mensageiros.
Para cumprir sua missão Deus usa duas figuras importantes: o sacerdote e o profeta. O sacerdote representa os homens perante Deus. Roga o favor divino, suplica o perdão; é o intermédio que leva as angústia e as petições do povo a Deus. Este era o papel de Moisés. O profeta tem a função inversa: é o representante do Senhor perante o povo, é o mensageiro o embaixador de Deus, que traz a palavra divina, os alertas, as exortações, o conforta, mostra a vontade de Deus ao povo.
Compromissos assumidos por pessoas são cada vez menos cumpridos. Mesmo sendo firmados com intermediação de advogados e registrados em cartório, com firma reconhecida, ninguém garante que sejam cumpridos. O que nos torna pessoas cada vez mais desconfiadas.
Nós temos o privilégio de conhecer o desfecho desta promessa feita aos israelitas. Promessa que em partes já foi cumprida. O profeta e sacerdote veio e cumpriu tudo em nosso lugar. Jesus o Filho de Deus, tornou-se nosso Salvador E NOS ASSEGUROU A VIDA ETERNA. Em Deus, podemos confiar. Ele é fiel e não decepciona.
Assim com a primeira vinda de Cristo foi prometida e cumprida, podemos permanecer na espera e na certeza da segunda vinda.
Como já foi dito estamos em tempo de Epifania, tempo de lembrar como Deus se revela a nós. Algo que sempre aconteceu, mesmo antes de Cristo e mesmo agora que Cristo não vive na terra conosco. Nesse sentido o versículo 15 nos diz: “Iahweh teu Deus suscitará um profeta como eu no meio de ti dentre os teus irmãos, e vós o ouvireis”. Destaca-se aqui, em primeiro lugar, a iniciativa de Deus. É o Senhor quem levanta profetas e profetisas. Ito é, pessoa vocacionada e sustentada por Deus. Foi por vocação divina que surgiram os grandes profetas e profetisas do Antigo e no Novo Testamento.
Esse despertar vocações não cessou nos relatos bíblicos. Deus continua chamando e vocacionando pessoas para anunciar e testemunhar sua Palavra. Para essa função de vocacionar e animar seus filhos e filhas Deus nos enviou o Espirito Santo.
Esse Espirito chama e sustenta todas as pessoas batizadas para serem profetas e profetisas. Muitas vezes pessoas podem se sentir “incapazes” ou indignas” para servirem no Reino de DEUS. Mas como o texto nos diz, são pessoas comum do meio do povo.”
Não precisa ser um profeta profissional, como muitos que existiram no tempo da monarquia. Os profetas profissionais serviam aos reis. Eram profetas do palácio. Auferiam vantagens pessoais em troca de suas profecias. Viviam no luxo da corte. Em troca disso, só anunciavam mensagens que agradavam aos ocupantes do trono. Seu compromisso não era com uma vocação divina, mas com os ocupantes do trono.
Não precisam nada de espetacular ou de sobrenatural. Ao contrário Deus escolheu e chamou pessoas perfeitamente humanas, assim como Moisés, os discípulos, apóstolos e tantos outros personagens, homens e mulheres. Assim como nos chama cada um e cada uma de nós, com toda nossa humanidade com nossos dons e limitações, erros e acertos.
Entregamos, pois, o nosso caminho aquele em quem sempre podemos confiar. Entregamo-nos a Ele e o mais Ele fará. Amém"

BÊNÇÃO

P- Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão.
Assim vos abençoe o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém[/center]
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum