Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mensagens : 52
Data de inscrição : 07/10/2017
Idade : 42
Ver perfil do usuário

Quem somos? / Kiu ni estas?

em Dom Out 15, 2017 12:06 pm
Quem somos? / Kiu ni estas?

O Centro Esperantista Maryenho tem como objetivo o ensino do idioma esperanto e desenvolver atividades culturais ligadas ao movimento esperantista, junto aos cidadãos maryenhos.

O Centro Esperantista Maryenho localiza-se na cidade de Los Santos, Província de Terra Alta

O que é o Esperanto? / Kio estas esperanto?

O Esperanto é uma língua internacional e neutra. É um eficiente instrumento para a preservação de todas as línguas e culturas do globo.

Uma segunda língua para todos. A idéia-base do Esperanto foi lançada pelo médico polonês aos 28 anos, Dr. Lázaro Zamenhof, em 1887, há mais de 125 anos. Desde então, o projeto de língua planejada transformou-se em uma língua viva, com cultura própria, mas internacional, e até mesmo com falantes nativos.

O Esperanto não pertence a nenhuma nação e pertence a todos. A proposta do Esperanto é que cada povo continue a falar sua língua materna e use o Esperanto nas comunicações internacionais.

Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica.

Quem aprende o Esperanto tem o privilégio de usufruir de duas cidadanias que se interagem e mutuamente se enriquecem: a primeira todos recebemos automaticamente quando nascem. É influenciada pelas tradições, costumes e crenças de cada país, ou seja, pela cultura local. A segunda nós ganhamos quando, voluntariamente, optamos por ser cidadãos do mundo, através do Esperanto. Mais ampla que a outra, engloba a cultura mundial, em suas mais diversas manifestações.

Os que optam pela "dupla cidadania" através do Esperanto são chamados de esperantistas. São pessoas que não só conhecem a língua mas também a usam para comunicar-se com esperantistas de outros países, para estabelecer contatos com culturas diversas e são ativistas da divulgação e da defesa da idéia da Língua Internacional.

Após o surgimento do Esperanto, pessoas que o aprenderam sentiram necessidade de organizar grupos para a prática, ensino e sua divulgação. Com o passar do tempo, esses grupos cresceram, alguns ultrapassaram as fronteiras do país de origem, novos surgiram e hoje temos centenas de organizações esperantistas em funcionamento no mundo inteiro. Juntamente com os esperantistas, esses grupos formam o Mundo do Esperanto, e as ações nele desenvolvidas constituem o que se convencionou chamar de movimento esperantista.

Aprenda Esperanto, torne-se esperantista e venha viver o mundo do Esperanto. Ele é, por natureza, seu também!


Última edição por Los Santos em Dom Nov 19, 2017 5:03 pm, editado 1 vez(es)

_____________________________________________________________
Adriano de Los Santos
Visconde de Terra Alta
Presidente da Assembléia Geral
avatar
Príncipe Soberano
Mensagens : 164
Data de inscrição : 04/10/2017
Idade : 24
Ver perfil do usuáriohttp://maryen.forumeiros.com

Re: Quem somos? / Kiu ni estas?

em Dom Out 15, 2017 8:59 pm
Perfeito, desejo sucesso ao Centro Esperantista Maryenho e não vejo a hora de poder aprender o Esperanto. Porque não crias um Curso @Los Santos?

_____________________________________________________________

Thomas de Aquiwedé-Brigância e Albuquerque-Maryen
Príncipe Soberano do Principado de Maryen
Duque da Ilha do Príncipe
Omubiito do Reino Unido de Brigância e Afrikanda
Arquiduque de Aquiwedé
Conde de Sofala
avatar
Mensagens : 52
Data de inscrição : 07/10/2017
Idade : 42
Ver perfil do usuário

Re: Quem somos? / Kiu ni estas?

em Dom Out 22, 2017 11:27 am
Tudo no seu devido tempo Alteza Smile

_____________________________________________________________
Adriano de Los Santos
Visconde de Terra Alta
Presidente da Assembléia Geral
Conteúdo patrocinado

Re: Quem somos? / Kiu ni estas?

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum