Principado de Maryen
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Los Santos
Los Santos
Mensagens : 52
Data de inscrição : 07/10/2017
Idade : 48

Biografia de Lázaro Luiz Zamenhof Empty Biografia de Lázaro Luiz Zamenhof

Dom Nov 19, 2017 4:59 pm
Lázaro Luiz Zamenhof (1859-1917) foi um filólogo e oftalmologista polonês. Foi o criador do esperanto, uma língua neutra e internacional.

Lázaro Luiz Zamenhof (Ludwig Lazar Zamenhof)(1859-1917) nasceu em Bialystok, pertencente ao império russo, hoje na Polônia, no dia 15 de dezembro de 1859. Filho de Rosália e Marcos Zamenhof, professor de geografia e línguas modernas. Bialystok era uma pequena cidade que se constituía num palco de dolorosas lutas raciais, agravadas pela incompreensão linguística entre os seus habitantes.

A Polônia pertencia ao Império Russo, onde se falava cerca de duzentas línguas diferentes. Só na pequena Bialystok falavam-se quatro línguas oficiais: o Russo, o Alemão, o Polonês e o Ídiche. Com apenas 06 anos de idade, Zamenhof já pensava na ideia de elaboração de uma única língua neutra e internacional. No curso ginasial, passou a estudar fervorosamente as línguas latina e grega, examinando a possibilidade de uma delas se constituir em língua internacional.

Quando cursava a última série ginasial, sua família mudou-se para Varsóvia, mas ele já havia concluído o seu projeto sobre a Língua Universal. No dia 05 de dezembro de 1878, ele e um grupo de 6 ou 7 colegas do ginásio festejaram, ao redor de um bolo, o nascimento da Língua Internacional. Na verdade, o projeto naquele dia comemorado era apenas um forma embrionária do que mais tarde seria o "Esperanto".

Terminado o ginásio, foi mandado para Moscou, para estudar Medicina. Antes, teve de prometer ao pai que abandonaria a ideia da língua universal até terminar o curso. Entregou-lhe os cadernos que continham os originais. Seus pais não puderam mantê-lo em Moscou e fizeram-no regressar a Varsóvia. Contava então 22 anos de idade. Temendo o futuro do filho, seu pai queimou todos os manuscritos.

Zamenhof tinha guardado na memória tudo o que continha nos originais queimados. Refez tudo, e só depois de experimentos com os estudos da gramática e vocabulário foi que considerou pronta a sua obra. Estava nessa época com 28 anos de idade. Com o auxílio de seu futuro sogro, que financiou totalmente a publicação, no dia 26 de julho de 1887 saía da oficina gráfica o seu primeiro livro.

Era uma gramática com as instruções em russo e chamava-se "Lingvo Internacia", de autoria de "Doktoro Esperanto". Com o decorrer do tempo, o pseudônimo passou a ser usado por seus aprendizes, para denominar a própria língua: "Esperanto". Pouco tempo depois eram lançadas as edições em polonês, francês, alemão etc.

Já médico formado, mas sem deixar a profissão, trabalhou intensamente na divulgação da Língua Internacional. Depois de concluída e editada a sua obra, veio a casar-se com Clara Silberniz, com quem teve 6 filhos. Zamenhof sempre se dedicou a seus clientes pobres, proporcionando-lhes dois dias da semana para consultas gratuitas. Em Boulogne-sur-mer, França, por ocasião do 1º Congresso Universal de Esperanto, comparece, embora judeu, a uma missa do culto romano.

Em outubro de 1889 apareceu a primeira lista de endereços, com 1000 nomes de pessoas de diversos países, simpatizantes do Esperanto. Foram fundados clubes e revistas dando força a um movimento internacional que veio crescendo, pouco a pouco, sem interrupção. Em 1905, já acontecia na França, na cidade de Bolonha, o 1º Congresso Mundial de ESPERANTO, onde se reuniram centenas de pessoas de vários países, comunicando-se em uma única língua.

Em 1910, foi realizado o VI Congresso Universal de Esperanto, em Washington. Nessa ocasião, o Brasil foi representado pelo Prof. João Batista de Melo e Souza, de 21 anos de idade, que fez ver ao Dr. Zamenhof que não existia em sua gramática a palavra saudade. Zamenhof tratou de incluí-la. Em 1914 seria realizado o 10º Congresso, em Paris, mas tal não aconteceu devido à deflagração da Primeira Guerra Mundial. Já estavam inscritas 3.700 pessoas.

Lazaro Luiz Zamenhof faleceu em Varsóvia, na Polônia, no dia 14 de abril de 1917.

Biografia de Lázaro Luiz Zamenhof Zamenhof_portrait
Thomas de Maryen
Thomas de Maryen
Príncipe Soberano
Mensagens : 164
Data de inscrição : 04/10/2017
Idade : 29
https://maryen.forumeiros.com

Biografia de Lázaro Luiz Zamenhof Empty Re: Biografia de Lázaro Luiz Zamenhof

Ter Nov 28, 2017 1:23 pm
Muito bom, parabéns pela iniciativa Visconde. O Esperanto foi uma iniciativa extremamente importante e seria muito proveitoso que se expandisse ainda mais, facilitaria a comunicação e criaria uma unidade internacional.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos